Experience Reports

Desenvolvimento de sistema de base de dados para qualificar assistência ao servidor da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública

Issue/Situation:

O advento da pandemia decretada pela OMS e a falta de dados confiáveis relacionados à situação da COVID-19 entre os servidores da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (SEJUSP).


Fulltext:

Somos Vilene, diretora da Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS), e Natália, enfermeira da Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor, diretoria que faz parte da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (SEJUSP).

Após ser decretado o estado de pandemia em relação ao novo coronavírus pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em março de 2020, foi realizada uma reunião, em 13 de março de 2020, com o Secretário e Assessor da SEJUSP, Chefe de Gabinete, Secretário Estadual de Saúde, entre outros membros. Nessa reunião descreveram o cenário da COVID, que naquele momento era devastador. Após várias reuniões, conversamos com o secretário da SEJUSP sobre a possibilidade de desenvolvermos um sistema eletrônico no qual pudéssemos acompanhar a situação da Covid-19 entre os servidores da SEJUSP, em tempo real, tanto dos que laboram nas unidades prisionais e socioeducativas, quanto os servidores que trabalham nas unidades administrativas.

Então começamos a desenvolver esse sistema com dados bases de 2020 e, em abril do mesmo ano, foi criado o sistema eletrônico Covid-19, sistema oficial de controle dos casos de COVID-19, bem como da força de trabalho no âmbito da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - SEJUSP, diante da pandemia do Novo Coronavírus.

Como o secretário fazia parte de reuniões judiciais e nossa diretoria consolida e encaminha dados e relatórios dos servidores que adquiriram COVID, fomos acrescentando campos de dados e desenvolvendo o sistema à medida que surgia alguma necessidade. Através do sistema, que é alimentado com dados dos servidores, foi possível acompanhar os casos suspeitos e confirmados, os casos de internação e óbitos por COVID. E daí a Diretoria realizava o contato, acolhimento, acompanhamento de casos de COVID e assistência à família, no caso de falecimento de algum servidor pela doença.

A partir daí fomos adicionando novos itens à medida que fomos identificando o que era necessário.


Objectives/Expected results:

Obter dados de maneira mais fidedigna, através do envio das informações diretamente de cada unidade prisional, socioeducativa ou administrativa, além da autonomia da Diretoria em conseguir extrair os dados de maneira imediata, sem depender de outros setores para conseguir obter informações de saúde, podendo assim atuar no cuidado ao servidor.


Resources:

Recursos humanos e tecnológicos.


Main results/Impacts:

Fortaleceu o relacionamento e vínculo com algumas secretarias municipais de saúde, como a de Belo Horizonte, por exemplo, onde tivemos uma atuação mais próxima com a SMS em relação às primeiras etapas da campanha de vacinação para os grupos prioritários, dentre eles as forças de segurança.

Além disso, pudemos estar mais próximos do servidor, oferecendo assistência auxiliando e cuidando, fazendo-o sentir seguro dentro das suas condições de trabalho, que é o nosso objetivo principal e não apenas de realizar o monitoramento dos dados.

Percebemos também uma maior eficiência do serviço e a autonomia do nosso setor, que pode extrair os dados, acompanhar, monitorar e planejar ações com base no sistema preenchido diretamente por cada unidade que compõem a SEJUSP, diminuindo assim a quantidade de erros e facilitando o planejamento de trabalho de assistência ao servidor.

Os programas fechados não conseguem acompanhar a realidade e suas características inusitadas do processo, principalmente o caso da pandemia, que não atendem os objetivos que tínhamos. O nosso sistema pode ser adaptável às necessidades conforme surgiam a fim de melhorar a qualidade da assistência ao servidor da nossa área de trabalho.

Todo mundo tem que saber o objetivo do que vai fazer. No nosso caso, nosso objetivo está atrelado à nossa missão, de assistir o servidor, que é diferente da missão e objetivos do ministério público e da academia. Como nós fazemos interface com outros sistemas, é importante conversar com outros setores para ver as informações que precisam, mas sem se perder no processo, sem se afastar dos nossos objetivos. Caso contrário não poderíamos garantir o mínimo, como no nosso caso, condições de segurança para o servidor do sistema privado de liberdade. Ser aberto a outros setores, mas ter o limite de atingir os objetivos do setor que desenvolve o sistema.

Outra dica é ter um sistema aberto que possa ser adaptado às demandas dos objetivos, uma abertura para aprimoramento contínuo do sistema.


Challenges:

Todo esse processo de criação do sistema foi um grande desafio para nós e continua sendo, pois permanecemos em uma contínua adaptação do sistema para acrescentar os dados necessários para acompanhamento da realidade.

Como desafio também temos o fato de muitas unidades não realizarem o preenchimento ou não alimentarem o sistema de maneira adequada em tempo oportuno, sendo necessário de tempos em tempos realizarmos a cobrança de que cada unidade atualize os dados no sistema.

O desafio de adaptação do sistema às demandas que vão chegando com o tempo. A finalidade é chegar no servidor que estava adoecido e ter informações sobre ele a fim de dar assistência. Quando veio a vacinação, por exemplo, tivemos que adaptar o sistema para novas informações no sistema, e com ele, os desafios de cobrir os "fura fila" da vacina e outras demandas. Essas informações não faziam parte do objetivo do sistema, e portanto, não faziam parte do sistema. Com o acontecer do "furar a fila", a ouvidoria nos apresentou essa demanda e tivemos que atender.

Depois veio a necessidade de monitorar a vacinação, que era primariamente prioridade para os servidores da saúde, conforme estabelecido pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 (PNO) e só depois para os servidores de segurança e funcionários do sistemas de privação de liberdade. Daí, veio que a PM, por exemplo, teve a vacinação completa de seus servidores, mas os servidores da SEJUSP não estavam sendo vacinados em alguns municípios. E daí, tínhamos que compreender esses dados também. Tínhamos também que entrar em contato com cada município para sabermos o que aconteceu, o contexto completo dos acontecimentos. Por exemplo, havia servidores da segurança pública que estavam envolvidos na escolta, e aí, pode ou não pode ser vacinado? E os servidores administrativos que também estão nas unidades? Ficaria de fora?

E o sistema então foi se expandindo a partir das demandas e do curso de acontecimentos.Com isso, em março de 2021 foi criado o módulo de vacinação no sistema Covid, onde foi possível realizar o lançamento da vacinação dos servidores e o acompanhamento e monitoramento da vacinação. Sempre que uma nova dose da vacina é liberada para proteção da população, também precisamos acrescentar dados ao sistema para mantê-lo atualizado de acordo com as demandas existentes.


Lessons learned:

A confiabilidade da informação que prestamos. Mesmo que ela não seja 100% precisa, pois pode haver, por exemplo, atraso no lançamento dos dados, mas por ser a própria unidade que lança, evita muito erro e nos dá segurança na hora de informar. Antes só cruzávamos os dados de outros, mas não sabíamos de onde vinham, ou seja, não sabíamos das verdadeiras necessidades do servidor e então fazer um serviço e planejamento de trabalho que pudesse atendê-lo de forma adequada.


Access the experience in fulltext: Download Experience

Team


Responsible:
Vilene Eulálio de Magalhães

Filiation
Atenção à Saúde do Servidor - SEJUSP-MG
Job
Diretora
Email
vilene.magalhaes@seguranca.mg.gov.br

Natália de Azevedo Costa

Filiation
Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor - Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de MG
Job
Psicóloga
Email
natalia.costa@seguranca.mg.gov.br


Members:
Edson Luiz Ferreira dos Santos

Filiation
Diretoria de Sistemas de Informação
Job
Agente de Segurança Penitenciário - Responsável pelo desenvolvimento do Sistema Covid-19

Alanderson Costa Alves

Filiation
Diretoria de Sistemas de Informação - Responsável pelo desenvolvimento do Sistema Covid-19
Job
Agente de Segurança Penitenciário

Bruno Rodrigues dos Santos

Filiation
Diretoria de Sistemas de Informação
Job
Espec. em Políticas Públicas e Gestão Governamental

Other Information


COLLECTION

Saúde Digital

THEMATIC AREA

Estratégias de Saúde Digital
Telesserviços de Saúde

Experience status

Implemented and in regular operation

DATES

Start: 2020-03-01

COUNTRY

Brasil

REGION

Minas Gerais

CITY

Belo Horizonte

Location

Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do estado de Minas Gerais (SEJUSP-MG)

POPULATION

Adulto

LANGUAGE

Portuguese

Descriptors

Saúde do Trabalhador
Saúde Pública
Gestão em Saúde
Gerenciamento de Dados
Estratégias de eSaúde
COVID-19
Pandemias
Sistema de Justiça